Enquanto a pandemia nos faz ficar mais um tempo em quarentena, isolamento e distanciamento social, a NASA Space Apps Challenge apresentou um hackathon internacional com o tema especial: COVID-19. Este evento internacional e online, conectou 6222 pessoas de 707 cidades de 27 estados brasileiros. 500 times tiveram 48h para apresentar uma solução 100% digital.
Sim. Passei o final de semana, literalmente no espaço. Tive o privilégio de participar deste evento e garanto que a experiência vale a pena. Durante uma semana me conectei com os membros do meu time, participei de Lives, ampliei minha rede de contatos, pesquisei em plataformas exclusivas e me preparei para criar uma solução acerca dos ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável). Nossas 48h neste desafio foram intensas e pensamos numa solução inovadora para auxiliar a atingir a meta, e no meu caso, 2 projetos em 1.
Eis que no final da primeira entrega, meu grupo decidiu mudar o tema e refazer a ideação. Os membros foram desistindo da competição e eu, sozinha no grupo, pedi para ser realocada. Conversando com outros membros do hackathon encontrei um grupo, com a segunda meta do desafio geral: Ilumine o caminho. Eles estavam em busca de alguém com conhecimento em marketing ou design e já iniciei um exemplo de pitch, após estudar sobre o tema e projeto.
As Lives eram simultâneas ao planejamento, os prazos estipulados periodicamente chegavam rápido, reuniões de voz, mentoria, banco de dados, desenvolvimento… E, as 48h esgotando e não parceria ser tempo suficiente para realizar a entrega oficial para a NASA, até às 23h59 do domingo.
Cada membro do grupo em uma cidade, cuidando de uma parte do projeto, Internet instável em todos os lugares, computador carregado e travando, sono, fome, pausas irregulares, discussões… e, finalmente, um projeto concluído. Criamos um solução!
Fizemos a entrega internacional e a apresentação da entrega nacional. Pronto! Hackathon concluído e membros aguardando ansiosamente pelo resultado, premiação e certificado.
Este hackathon foi uma das melhores experiências da minha vida e já me sinto preparada para participar do próximo, e do próximo, e do próximo…
Para quem deseja empreender, deve primeiro se conectar com pessoas de outros segmentos, criar uma rede de contatos de diversas áreas, ler sobre o tema, participar de eventos e se desafiar. Algumas características são necessárias, como: resiliência, criatividade, flexibilidade, inovação e respeito.
Se você realmente deseja mudar o mundo, deve se arriscar e buscar conhecimento. Aproveite o tempo em casa (sim, fique casa, se possível) para se atualizar, estudar, buscar conhecimento, conhecer outras pessoas e criar novos projetos.
“Empreender é como saltar de um penhasco e construir o avião durante a queda”, já dizia Reid Hoffman, fundador do Linkedin.
Ah, ainda em tempo. Para conferir o resultado do pitch, acesse o link:
https://youtu.be/xE2osGK1Fg0
“A REDESS não é responsável pela opinião d@ autor/@. Defendemos a liberdade de ideias e expressão a fim de gerar análises críticas e expansão do conhecimento, sempre com respeito aos nossos valores e diretrizes e dentro da ótica legal.”
Republicou isso em Irany Assis.
CurtirCurtir